Brasil-UE: cooperação é caminho para economia global sustentável

22/07/2010 13:29

Brasil-UE: cooperação é caminho para economia global sustentável

 



A cooperação com outros países é um caminho eficiente e estratégico para tornar a economia global mais sustentável. A avaliação veio do diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, durante o 4º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, realizado no dia 14 de julho de 2010, em Brasília (DF). Segundo Sousa, o entendimento político e em torno de investimentos, além do comércio de produtos e serviços sustentáveis, são importantes peças neste processo.



"O setor privado é o agente transformador de um crescimento sustentável, mas precisa dos incentivos corretos, de previsibilidade e cooperação. Para isso, o desenvolvimento de políticas nacionais apropriadas e a proliferação de acordos entre as nações são questões centrais. O Encontro Empresarial Brasil-União Europeia é um importante fórum de incentivo neste sentido," afirmou Sousa.

O executivo da Unica moderou o painel Energia e Mudança Climática: estratégias nacionais e oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono que contou com a participação do presidente da Açúcar Guarani, empresa do grupoTereos Internacional, e conselheiro da Unica, Jacyr Costa Filho. Também compôs o painel o presidente da GDF Suez para a América Latina, Jan Flachet.

Durante sua apresentação, o presidente da Guarani analisou formas para a União Europeia e o Brasil trabalharem juntos no setor sucroenergético. "Com a disseminação de tecnologias limpas já disponíveis, como a do etanol de cana-de-açúcar, e a cooperação científica para o desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração, podemos chegar mais perto de sermos, juntos, economias de baixo carbono."

Com foco na promoção de negócios, o 4º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia abordou temas como a melhoria do ambiente para investimentos diretos e o avanço das negociações sobre a liberalização comercial, além de questões setoriais nas áreas de energia e mudança do clima e na área de comunicação digital. 

O evento foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a organização empresarial europeia Businesseurope, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Federation of Enterprises in Belgium (FEB).

FONTE

União da Indústria de Cana-de-Açúcar


Entre com contato, teremos satisfação em desenvolver projetos, que possam conciliar seu empreendimento, ao desenvolvimento social e econômico, mantendo assim a qualidade ambiental, indispensável para a saúde humana.