Fitorremediação: o uso de plantas para descontaminação ambiental

31/08/2010 10:28

Fitorremediação: o uso de plantas para descontaminação ambiental

 

O assunto principal do Dia de Campo na TVdesta semana fala sobre a fitorremediação. O programa vai ao ar dia 27 de agosto de 2010, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30, com reprise às 15h. E no dia 29, às 8h pela TV NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).


A técnica da fitorremediação consiste no uso de plantas para ajudar a diminuir a poluição de solos, águas e até mesmo do ar. Embora o termo fitorremediação seja mais recente, essa técnica já era utilizada na antiguidade pelos egípcios, por exemplo, para auxiliar na despoluição de esgotos urbanos que desembocavam nas águas do Rio Nilo.

O princípio de atuação da fitorremediação é a capacidade de absorção das raízes das plantas. Além de absorver águas e nutrientes que as fazem crescer, algumas espécies são capazes de absorver do ambiente elementos poluentes, funcionando como filtros biológicos.

Sílvio Tavares, da Embrapa Solos, foi um dos primeiros cientistas brasileiros a estudar e introduzir a técnica no país para a descontaminação de solo e água por metais pesados e petróleo. No programa o pesquisador fala da parceria feita com a Petrobrás e também sobre as espécies de plantas mais adequadas para promover a descontaminação de rios, lagos, represas e açudes dentro das propriedades rurais.

Mas antes de adotar a fitorremediação, o produtor deve identificar as substâncias que estão poluindo o solo ou a água da sua propriedade. Só então ele vai definir que espécies de plantas serão usadas para colocar a técnica em prática. Para isso, é preciso contar com a ajuda de um profissional capacitado.

Dia de Campo na TV sobre a fitorremediação é uma produção daEmbrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA

Canal Rural 
Net, Sky, Parabólica ou internet 
A partir das 9h30 (com reprise às 15h30)

TV NBR 
Canal do Governo Federal 
Dia 11, às 7h - Saiba como acessar

TV Educativa de São Carlos (canal 48) 
Ás quintas-feiras - 18h

TV Sete Lagoas 
Às quintas-feiras - 22h

TV Itararé de Campina Grande (PB) 
Aos sábados - 8h 

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pelaLivraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

FONTE

Embrapa Solos
Carlos Dias - Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578

Links referenciados

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
www.agricultura.gov.br

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br

TV Educativa de São Carlos
www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/tve-in
icial.html

Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo

Livraria Embrapa
www.embrapa.br/liv

TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br

Embrapa Solos
www.cnps.embrapa.br

Canal Rural
www.canalrural.com.br

Carlos Dias
carlos@cnps.embrapa.br

TV Itararé
www.tvitarare.com.br

TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo 


Entre com contato, teremos satisfação em desenvolver projetos, que possam conciliar seu empreendimento, ao desenvolvimento social e econômico, mantendo assim a qualidade ambiental, indispensável para a saúde humana.