Receita Federal reduz prazo de entrega do Imposto Territorial Rural de 2010

12/08/2010 20:30

Receita Federal reduz prazo de entrega do Imposto Territorial Rural de 2010

 

Receita Federal fixou através de Instrução Normativa, o período de 1º de setembro a 30 de setembro de 2010, para ser apresentada pela Internet a Declaração do Imposto Territorial Rural - ITR 2010. Serão apenas 21 dias úteis para declarar e quem não o fizer estará impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de uma compra ou venda de propriedade rural e na obtenção de financiamento agrícola. 



É um prazo muito curto, se comparado aos últimos 8 (oito) anos, quando o produtor rural dispunha dos meses de agosto e setembro, para preencher com atenção e transmitir com segurança a Declaração do ITR.

Outro fato preocupante é que em setembro, o produtor rural deverá declarar ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o ADA - Ato Declaratório Ambiental, para fins de isenção do ITR. 

O ADA é obrigatório quando for lançada na declaração do ITR 2010, áreas de preservação permanente (mata ciliar), reserva legal averbada ou outras áreas de preservação ambiental. Aquele que não declarar estará sujeito a perder a isenção do ITR sobre essas áreas, que serão enquadradas como aproveitáveis mas não utilizadas e que provocará um aumento do imposto.

FONTE

Federação da Agricultura do Estado do Paraná

Links referenciados

Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
www.ibama.gov.br

Federação da Agricultura do Estado do Paraná
www.faep.com.br

Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br 
 
 



Entre com contato, teremos satisfação em desenvolver projetos, que possam conciliar seu empreendimento, ao desenvolvimento social e econômico, mantendo assim a qualidade ambiental, indispensável para a saúde humana.